Ortodontia

Dentes tortos e mal posicionados podem causar dores de cabeça e disfunção na ATM.

Um sorriso com dentes tortos e desalinhados, ou seja, com má posição dos dentes, pode trazer muitos problemas para a arcada dentária e para a saúde em geral, tais como:
– Dificuldade em higienizar os dentes, favorecendo o acúmulo de tártaro e as doenças das gengivas;
– Dores de cabeça, nas articulações têmporo-mandibulares (ATM), no pescoço, nos ombros e nas costas, devido ao estresse adicional causado aos músculos de mastigação;
– Problemas com a aparência do rosto, pois dentes tortos provocam assimetria facial.

A odontologia, através da especialidade de Ortodontia, corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Apenas o dentista poderá diagnosticar a necessidade do tratamento ortodôntico, através de diagnóstico, exame clínico e análise de documentação radiográfica.

Alguns dos problemas mais comuns, podem ser característicos de uma pessoa candidata a um tratamento ortodôntico. Caraterísticas :Desvio de > – Linha Mediana – quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior;
– Sobremordida – os dentes anteriores (da frente) superiores “cobrem” por completo os dentes inferiores;
– Protusão – o famoso “dentuço” (os dentes da arcada superior estão posicionados bem à frente dos dentes inferiores);
– “Apinhamento” – quando há falta de espaço para os dentes se acomodarem na arcada (dentes entramelados).

A respiração pelo NARIZ é a NATURAL do ser humano e consequentemente a necessária para o bem estar da pessoa. quando uma criança NÃO UTILIZA a via respiratória nasal, fazendo somente pela boca, pode ser DECORRENTE, de 2 fatores:

a) Os de natureza obstrutiva: aumento do tamanho das amídalas e das adenóides; desvio do septo ou existência de pólitos, tumores e corpos estranhos (objetos introduzidos no nariz pela própria criança)
b) Já os fatores de natureza, decorrentes de maus hábitos: sucção de dedo, mamadeira ou chupetas, que não possuam bico ortodôntico.
Muitos pacientes (crianças) que chegam ao Odontocape para um tratamento odontológico apresentam sintomas de respirador bucal.

Características que devem ser observadas nas crianças:

– Crianças que babam e roncam à noite;
– Apresentam olheiras; cansaço constante;
– Mastigação ruidosa, de boca aberta, ou de um só lado
– Apresentam troca de fonemas na fala
– Olfato prejudicado ocorrendo diminuição do apetite
– Baixa no rendimento escolar, devido a pouca absorção de oxigênio pelo cérebro