Disfunção da ATM

Disfunção da ATM

A oclusão dental e as dores de cabeça.

Boa parte das dores de cabeça e da face pode estar relacionada com desarmonias no encaixe dos dentes superiores e inferiores. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, essas dores podem ser potencializadas. Existem ainda as pessoas que desgastam os dentes durante o sono, devido ao rangimento. Nesses casos, é muito comum acordar pela manhã com dores na região da cabeça e pescoço, resultantes da contração excessiva da musculatura.

Oclusão dental e sua relação com as dores de cabeça e pescoço.

Boa parte das dores de cabeça, enxaqueca e dores no pescoço (em alguns casos a dor se estende até o ombro e braço) e, podem está relacionadas com desarmonias das Articulacoes Têmporo-Mandibulares (ATM) e, que essas dores podem ser potencializadas, quando o paciente fica sob o efeito do es-tresse.

Perda de dentes ou até o posicionamento inadequando dos mesmos podem causar dessas dores.Existem situações nas quais os pacientes desgastam os dentes durante o sono devido ao apertamento ou rangimento dos dentes. Nesses casos é muito comum acordar no meio da noite ou de manhã com dores na região do pescoço e cabeça. Elas são resultantes da contração excessiva da musculatura.

Quando essa contração ocorre de maneira desequilibrada, normalmente provoca dores em um único lado da face. É comum nos depararmos com pessoas que passam anos se queixando de dores de ouvido, zumbido e estalidos. Ao procurar o Otorrino verifica-se que o problema não é de ouvido, mas numa articulação que fica próximo a ele, a ATM. Nestes casos o médico encaminha o paciente para o Dentista que atua na área de Oclusão Dental.

Tratamento: Visita e diagnóstico de um Dentista que atua na área de Oclusão Dental, para ajustar a oclusão dos dentes, no intuito de eliminar dores nos músculos da cabeça e pescoço, na região da ATM e até as assimetrias faciais.